quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Resenha do filme" Sempre ao Seu Lado"

Sempre ao Seu Lado é um filme dirigido pelo cineasta sueco Lasse Hallstrõm (O vigarista do ano -2006; Querido John -2010), baseado em uma história real, porém incorporada ao folclore japonês. O filme traz fortes valores simbólicos da cultura japonesa, porém mais do que isso a história mostra valores universais a qualquer cultura, como a fidelidade.
Quando um filhote de cachorro da raça akita, é encontrado perdido em uma estação de trem por Parker Wilson (Richard Gere) professor universitário, que o leva para casa. No início sua esposa (Joan Allen) não aceita a presença do cachorro na casa, porem ao passar do tempo ela é tocada pela relação entre os dois.
Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa) amigo de Parker é quem faz a chocante revelação de que não foi ele quem encontrou Hachico, mas sim que o cão foi quem o escolheu como dono. E ele explica também que o nome “hachi”, escrito na coleira, significa oito em japonês, que para os japoneses simboliza a ligação entre os planos terrenos e espirituais. Uma curiosidade colocada no filme foi a brincadeira com a bolinha, que Ken explica não fazer sentido para Hachi. "Cachorros japoneses não pegam a bolinha apenas para agradar seu dono ou ganhar um biscoito", foi explicado por Ken em prenúncio para uma das cenas mais emocionantes do filme. O cachorro Hachico acompanhava diariamente seu dono, até a estação de trem e no final do dia o cão retornava ao local para buscar seu dono após um longo dia de trabalho. Porém, um dia Hachico espera pelo retorno de Parker que não acontece devido a um grave acontecimento e essa espera se prolonga durante dez anos. Dia após dia a espera é cada vez mais dolorosa.
Como não dizer que Sempre ao Seu Lado é um drama. Porém é um drama digno, que apesar de conter em suas cenas elementos capazes de causar comoção no espectador, não faz de forma apelativa. Impossível não se emocionar com a grande fidelidade do animal. Uma historia real de lealdade que fascina até mesmo os corações mais duros e mostra que investir em histórias cotidianas não é algo que pode ser esquecido pelo cinema. Em tempos de grandes produções que retratam outros planetas ou épocas passadas e futuras, é muito bom ser surpreendido por um simples conto de amizade e lealdade como este. Um belo filme, sem dúvida.


Autor:Richard  Gere
Duração:93Min.
Data de publicação:25/12/2009
Local da publicação:EUA.
Preço:12,99
Endereço:http://nomundodemia.blogspot.com/2010/10/resenha-do-filme-sempre-ao-seu-lado_6832.html

Aluna:Luciene Figueira do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário