quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Resenha do Filme "Tempos Modernos"

Assistimos ao filme “Tempos Modernos” que se passa no início do século XX, época da revolução industrial, quando a elevação do consumo em massa aumentou o número de trabalhadores nas fábricas, abordando criticamente os principais conceitos do taylorismo.

Na primeira cena do vídeo observamos uma linha de montagem onde cada operário realizava uma única tarefa repetidamente. Logo após acontece o invento da maquina que permitia ao trabalhador executar sua função, a qual não exigia esforço mental, e comer ao mesmo tempo. Isso nos mostrou que o objetivo da teoria científica de Taylor era aumentar a produtividade das organizações com ênfase apenas em realizar tarefas de forma rápida e eficiente, sem preocupação com as limitações físicas e psicológicas do ser humano. Em conseqüência disso o protagonista do filme adquiriu uma doença e foi afastado do cargo.

Depois da recuperação, o trabalhador retornou ao mercado de trabalho, mas não pôde ocupar seu antigo posto, pois, nesse momento a cidade se encontrava mergulhada na crise de 1929 e as fábricas estavam fechadas. Então procurou se empregar em outro ramo de atividade, mas viu-se completamente despreparado porque como na indústria as tarefas eram especializadas, fora treinado para exercer apenas sua função e não possuía outras qualificações.

Segundo Frederick W. Taylor, o empregado não tem condições de analisar o trabalho e estabelecer o melhor método de fazê-lo.




Nome:Charles Chaplin

Local da publicação: EUA

Data de Pulblicação : quinta-feira, 29 de maio de 2008

Preço: R$: 13,90

Aluna : Sandryellen Da Luz Gomes





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário